O Grupo Fraterno de Umbanda Bantu "Caçador Menino" surge com bases em uma fé monoteísta, ou seja, cremos em um ÚNICO Deus.
A este Deus preferimos chamar de NZAMBI APONGO, isto se dá pelo sincretismo mais próximo com a cultura e religiosidade dos povos que compõem o tronco etnolinguístico Bantu (Angola e Congo).
Estes foram os primeiros negros escravizados trazidos para o trabalho forçado aqui no Brasil, que nas senzalas se aliaram à crença índios e ainda ao cristianismo católico que já traziam do continente africano, onde já haviam sido catequizados e compuseram uma "nova" religiosidade em terras brasileiras.
Desta nova religiosidade surgiu o Candomblé de nações Congo e Angola e suas diversas vertentes/raízes: Tumbansi, Tumba Junçara, Amburaxó, Bate Folha, Kupapa nSaba, Gomeia, Angolão, entre outras.
Pode se dizer também que a premissa para a institucionalização da Umbanda também vem do modelo de culto Bantu que, mesmo antes da formação dos Candomblés, já era praticado e chamado de "Calundu" (uma prévia do que hoje pode ser a Umbanda).
Nenhum comentário:
Postar um comentário