ASSENTAMENTOS
É a representação física-material da entidade espiritual que cultuamos. Vários são os rituais e fundamentos inseridos nesta premissa, a contar também os preparos e preceitos que devem ser cumpridos para que haja a devida firmeza e energização de cada elemento que os compõem.
ESTEIRA
Um dos elementos mais importantes. É nosso chão, é nossa cadeira, é nossa cama quando estamos cumprindo obrigações. Feita de palha nos levando próximo ao chão, que para nós também é sagrado. Lembrando que Omolu/nSumbu é o dono da ráfia, da palha e do chão. Um dos pertences de um iniciante, de um filho de santo. Possui ritual próprio para ser desenrolada e enrolada, forma correta de se deitar e levantar ou sentar-se nela. Até seu transportar é carregado de significado e magia.
ORÁCULO
No caso do Candomblé Bantu (Congo-Angola) o oráculo divinatório é o jogo de búzios, para os Yorubás é Ifá. Na Umbanda se lança mão da consulta com entidades, aconselhamentos com os mais velhos, jogo de cartas, baralho cigano e tarô, em alguns casos o jogo de búzios também. Aqui se conhece os caminhos dos destinos traçados para cada um individualmente e também os rituais necessários para equilibrar a vivência. Além dos búzios, se faz uso também de uma numerologia específica.
CANECA E PRATO DE ÁGATA (DILONGA/MALONGA)
Esteira, prato e caneca de ágata, são os pertences de um filho de santo. Nestes prato se come apenas de colher ou com a mão; na esteira, banquinho (apotí) ou chão. São de muita importância quando se resolve seguir dentro das crenças de matrizes afro-indígenas, representam humildade e respeito aos mais velhos diante das refeições, refeições estas que antes de serem feitas exigem rezas e pedido de benção dos zeladores e irmãos de santo.
APOTÍ (BANQUINHO DE MADEIRA)
O banquinho (apotí) é também um grande símbolo de humildade, nele acontecem importantes rituais e fundamentos. É ocupado por iniciantes, por zeladores, pessoas confirmadas e até pelos ancestrais/divindades. Na Umbanda é bem comum ver pretos velhos dando suas palavras de conforto e seus passes sentados em banquinhos assim.
FIOS DE CONTAS
Representam com suas cores e formatos os orixás, os minkisi, as entidades guias. Cada ancestral/divindade tem suas cores específicas e variam de casa para casa de culto. Uns chama de "carrego", pois correspondem aos "santos" que carregamos em nossas vidas. Existem ainda outros nomes de fios de contas dedicados há quem possui cargos: runjevi, brajá, chicote etc.
AGOGÔ
ATABAQUES
CAXIXI
ADJÁ
MARACÁ
CONGÁ
Estes elementos compõem a musicalidade dentro do candomblé e da umbanda, são ritualísticos, fazem a invocação e a condução das entidades espirituais. De extrema importância dentro do quarto de santo e também na sala onde acontecem fundamentos e culto respectivamente. Há ainda o adjá, sendo que o caxixi é o sino ritualístico Bantu, e o adjá o sino ritualístico Yorubá. Dos indígenas herdamos o maracá.
O altar, ou congá, é onde ficam imagens, e assentamentos que representam as entidades guias que comandam a casa. Reverenciá-lo é de extremo respeito e confiança para os trabalhos e harmonia da casa.
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