É impossível negar a existência de uma esfera espiritual. Alguns chamam de céu e terra (cristianismo), outros de nosso lar (espiritismo), outros de orum e ayê (yorubás), e ainda de duilo e nsi (Bantu). Todos remetendo a existência de um plano físico e outro ao plano espiritual.
Neste plano espiritual habitam os espíritos, almas desencarnadas, consciências vivas de gente que já morreu. Para muitos são fantasmas, assombrações. Os Bantu chama de "yombe", "vumbi" ou "zumbi" o espírito de quem morreu; chamam de "bakulo" o espírito de um ancestral; chamam de "hamba" o espírito de um ancestral que foi divinizado pela energia de nZambi Apongo que está presente na Natureza (nkisi). Há ainda espíritos como os "kiumba", espíritos obsessores e zombeteiros que se valem da espiritualidade para "atormentar" os seres vivos.
Na Umbanda os espíritos cultuados são chamados de "guias", "entidades" ou ainda "catiços". Trabalham divididos e unidos (ao mesmo tempo) em sete (7) linhas e dentro destas linhas suas devidas falanges de atuação. São ancestrais nativos, brasileiros: caboclos, mestiços, mulatos, cafuzos, mamelucos, negros, brancos, adultos, crianças, idosos, homens e mulheres.
nZambi Apongo criou e se manifesta em forma de energia em toda sua criação (natureza), essa energia envolve os ancestrais dotados de capacidade e sabedoria para que atuem na espiritualidade entre nós através da mediunidade. Assim somos: MONOTEÍSTAS, ANIMISTAS e ESPIRITUALISTAS.
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